sábado, 23 de março de 2013

keep learning (1)

o que me inspira agora, forçosamente, são as escolas. faz-me voltar a outros tempos, de infância principalmente. tento agora perceber o que estava certo, e o que não resultava tão bem, mas é difícil lembrar-me.
recentemente, descobri uma escola tão especial que sinto que tenho que escrever sobre ela, pois a inspiração desta é especial e o resultado merece realmente ser visto e apreciado!
o centro escolar de Mouriz situa-se perto da cidade de Paredes. foi desenhado para albergar alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo. "foi dedicado especial cuidado na adopção de uma imagem renovada assim como ao trabalho de adequação da escala da intervenção no sentido de a associar aos valores de proximidade e identidade, construindo um sentido de unidade e de conjunto na justaposição de volumes individuais. também a cobertura é ritmada através de diferentes pendentes, que com uma leitura assumida no alçado, transpõem uma ideia de movimento que, em conjunto com os vãos, criam uma ilusão de aparente sky line de cidade. deste modo o jogo rítmico não se limita somente ao nível das aberturas da fachada, mas estende-se de igual modo às coberturas, interferindo na dimensão volumétrica, o que de certo modo, além de acentuar o valor distinto da concepção formal desta escola, remete-nos para a ideia de lúdico, um valor tão intrínseco aos principais utilizadores das escolas. (...) também se verificam repercussões na caracterização do interior. o jogo volumétrico da cobertura e a variação rítmica das aberturas reflectem-se na caracterização do espaço interior, possibilitando experiências físicas e sensoriais diferenciadas em cada espaço, seja nas salas de aula ou nos corredores. o movimento criado pela cobertura prolonga-se para o interior, contagiando os espaços destinados à aprendizagem com a sua linguagem materializada em desníveis e grandes diferenças de alturas. a sala de aula ganha assim nova dimensão, deixando de ser um espaço austero e inflexível, sendo aqui um espaço de criatividade e imaginação, que se pretende versátil e sobretudo polivalente."

o autor do projeto considera que a sua principal inspiração foram as notas musicais, que originaram a dinâmica das janelas do edifício. assim, outra área da cultura transpõe-se para a aquitetura e o resultado origina destaque a nível nacional e internacional. este projecto do Atelier Nuno Lacerda Lopes, foi distinguido pelo prémio atribuído pela Word Architecture Community.
ficam as imagens, que falam por si. (se quiserem consultar mais trabalhos deste atelier basta acederem aqui)






Sem comentários:

Enviar um comentário