quinta-feira, 21 de agosto de 2014

explorando novas formas de revestir espaços interiores.


já pensaram como seria bom podermos dinamizar os espaços interiores através de revestimentos? com criatividade e ocupando pouco espaço útil dos edifícios?
foi nisto que pensou o atelier londrino Giles Miller Studio (cuja página podem visitar aqui), ao desenhar revestimentos inovadores. estes consistem na aplicação de pequenos mosaicos em diferentes ângulos, criando interiores dinâmicos.
através desta aplicação é possível criar uma grande diversidade de desenhos recorrendo sempre aos mesmos componentes. todo o trabalho é desenvolvido de forma artesanal (recorrendo a materiais produzidos no Reino Unido) e com o cliente (em que este tem a liberdade de propor o desenho pretendido, o mosaico e o material do mesmo), originando projetos originais e exclusivos. este atelier já desenvolveu trabalhos para entidades como a cadeia de hóteis Ritz-Carlton, a transportadora British Airways, London Design Museum, entre outros.
desta forma, Giles Miller Studio espacializou-se no desenvolvimento de revestimentos para interiores e graças a estes trabalhos, o atelier foi já condecorado com alguns prémios, entre os quais o Surface Design Awards 2014 Homes & Gardens Design Awards 2014 (categoria de Surface Designer).
para além do desenvolvimento de produto, a Giles Miller possui também um carácter solidário, sendo que por cada projeto executado, o atelier faz a doação de um valor monetário à instituição Cancer Research, que apoia a luta contra o cancro.




sexta-feira, 15 de agosto de 2014

vale a pena pensar nisto. (1)

"Felizmente, enquanto uma maioria vai vivendo a vida de outros, eternamente adiando os seus sonhos, em empregos que não os entusiasmam e rotinas que os embrutecem, existem exemplos de românticos que, com paixão, arriscam viver vidas diferentes em busca daquilo em que acreditam, daquilo com que sonham ou lutando por um mundo melhor. É este o tipo de gente que cria inovação, disrupção e evolução, e é por isso que o mundo precisa tanto deles.

O mundo precisa de mais destes heróis românticos e de gente sem medo de correr riscos."

Por: Diogo Lucas (vale a pena ler a crónica completa aqui)

terça-feira, 8 de julho de 2014

novas promessas musicais: Sam Smith.

Recentemente, surgiu na indústria musical um nome que tem dado que falar e que se tem revelado promissor no universo da música. O jovem britânico Sam Smith iniciou a sua entrada no meio através de colaborações em hits como Latch, de Disclosure, e La La La, de Naughty Boy. Pela sua voz única (e extraordinária!), lançou o seu álbum a solo, In the Lonely Hour (Maio de 2014), marcado pelas dicotomias entre músicas mexidas ou mais calmas (como é o caso de Money on my Mind ou Stay with Me, ambas com vídeos já lançados). A sua qualidade foi já comprovada, com a sua vitória nos Brit Awards 2014 (na categoria Critic's Choice) e nos BBC Awards (Sound of 2014),  A sua estreia em Portugal tem data marcada já para esta semana, no festival NOS Alive 2014 (ex-Optimus Alive) a 11 de Julho.
Vale a pena ouvir! :)

dear G I R L.

A música marca uma boa parte da minha inspiração para trabalhar, uma vez que me acompanha ao longo de muitas horas de trabalho e ajuda à concentração. Ultimamente tenho optado por conhecer alguns álbuns lançados recentemente, ficando a conhecer melhor alguns artistas. Pharrel Williams foi um desses casos. Conhecia vagamente o seu trabalho mas o lançamento do novo álbum despertou-me o interesse. Deste faz parte a tão popular canção Happy, que integra a banda sonora de Despicable Me 2. Ao ouvir a lista de faixas, descobre-se um álbum composto por músicas cheias de ritmo, boa energia e sonoridades que ficam no ouvido! G I R L foi lançado em Março de 2014 e conta com a colaboração de cantores como Justin Timberlake, Daft Punk ou Alicia Keys.
como sempre fica uma amostra deste álbum que está no meu top de lançamentos de 2014!

sexta-feira, 21 de março de 2014

mais um projeto Wonderwall.

numa sessão de enriquecimento de cultura visual deparei-me com este projeto que considero simplesmente fantástico. tal não foi o meu espanto, ao investigar mais sobre ele, que descubro que é outro dos trabalhos do atelier japonês Wonderwall, de que já tinha falado anteriormente (página do atelier, aqui)!
inspirado no mote "great escape", o restaurante Code Kurkku, tem como objetivo ser um retiro dentro da agitada cidade de Tóquio. ao entrar no espaço, o utilizador depara-se com um ambiente totalmente oposto à envolvente urbana, com um verdejante jardim. o espaço interior caracteriza-se pela sua aparência clean, destacando-se paredes brancas, chão e tecto em madeira e jardins verticais (ou envidraçados com vista para os jardins). também de destaque é a iluminação escolhida para os ambientes, com clarabóias, pontos de luz diretos e difusos que se adequam a cada espaço funcional. todos os elementos existentes se relacionam harmoniosamente entre si, originando um espaço relaxante que permite ao utilizador abstrair-se do ambiente citadino que o envolve e desfrutar de momentos de descontracção e lazer.





segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

'cuerdas'.

a inspiração de hoje é uma curta-metragem de animação a que é difícil ficarmos indiferentes. "Cordas" (título original "Cuerdas"), é uma produção desenvolvida pelo espanhol Pedro Solis. nesta curta-metragem de 10 minutos de duração, conhecemos María, uma menina diferente que procura integrar o seu novo colega, com paralisia cerebral. destacam-se os momentos de carinho e de perseverança de María que procura, a tudo o custo, integrar o seu colega que é deixado de parte pelos restantes colegas pela sua deficiência.
Pedro Solis inspirou-se na sua filha, muito próxima do seu irmão com paralisia cerebral. esta tão próxima inspiração valeu-lhe o Prémio Goya 2014 para "Melhor Curta-metragem de Animação".
pela qualidade ao nível da animação tridimensional e pela sua história com uma grande carga emocional, é uma inspiração que recomendo a qualquer pessoa! ela pode ser vista aqui.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

nova inspiração musical: Bastille.

a propósito da notícia da estreia em Portugal (uma destas notícias pode ser lida aqui), aproveito para falar um pouco sobre uma banda que ando a descobrir e que, por sinal, me tem acompanhado em momentos de inspiração (e não só!).
Bastille é uma banda de rock inglês formada em 2010, cujo primeiro álbum foi editado em 2013 (Bad Blood  - versão original - e All This Bad Blood - versão deluxe). têm-se destacado um pouco por toda a Europa com temas como 'Pompeii' e 'Of the Night' (um mash-up de The Rythm of the Night - 1993 - e Rythm is a Dancer - 1992 - músicas da minha infância!).
aqui fica uma amostra do álbum que tenho ouvido quase em loop... que vício!


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

discovering Consexto Lab.

a propósito dos galardões da arquitetura "Building of the Year 2014", em que estão nomeados onze projetos 'made in Portugal', este mereceu da minha parte uma maior atenção e destaque. nomeado para a categoria "Arquitetura de Interiores", o Consexto Lab foi construído em 2012 e localiza-se na cidade do Porto.
este espaço não é mais que o "laboratório" do atelier Consexto. caracteriza-se pela sua fachada envidraçada, a que o coletivo resolveu "dar uma identidade", que tem como função criar uma ligação entre o exterior e o interior. os três pisos do edifício, que simbolizam as áreas de atuação da empresa, encontram-se interligados por uma ramificação existente em todos os interiores. no primeiro piso, encontra-se distribuído o espaço para loja e serviços de design de produto. no segundo piso pode encontrar-se uma sala de cinema profissional e de reuniões. no terceiro piso situa-se uma zona de escritórios.
a utilização da tecnologia é também uma das referências a ter em conta, uma vez que a Consexto trabalha também na área da domótica, fazendo com que todas as necessidades do gabinete (sala de reuniões, sala de cinema profissional, entre outros) sejam igualmente resolvidas através da utilização da tecnologia.
com este trabalho, a Consexto destaca-se, para além da nomeação ao melhor espaço de arquitetura de interiores do "ArchDaily Building of the Year 2014", com o prémio de melhor instalação comercial EMEA 2012.
pela qualidade deste trabalho, é um atelier que vale a pena ir acompanhando (link da empresa aqui)!






quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ferramentas que ajudam à inspiração (1)!

quando se trata de inspiração, há que fazer uma vasta pesquisa. esta pesquisa, na área do design, passa muito por enriquecer a cultura visual: ver o que já foi feito, imagens relacionadas com o conceito, público-alvo, entre outras. selecionar as melhores imagens a considerar e organizá-las pode tornar-se complexo, principalmente quando é necessário ter em conta vários temas distintos entre si.
para organizar as minhas ideias, recorro sempre à elaboração de um painel de conceito. uma prática que me foi instruída no ensino superior como parte integrante da metodologia projetual, e que considero bastante útil! ajuda a organizar ideias, a selecionar as imagens mais elucidativas e a consolidar o conceito em que se baseia o projeto... para além de manter 'desenferrujados' os skills de tratamento de imagem. cada painel é um caso, deixando que a investigação me inspire na conjugação das imagens. e se me sinto bloqueada no desenvolvimento do projeto, é uma boa ferramenta para recorrer!
a título de exemplo, deixo alguns painéis de conceito dos meus projetos. ;)

Painel de conceito para Hotel de Luxo e Restaurante Panorâmico

Painel de conceito para Mobiliário Escolar

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

something about... For Studio.

a propósito de uma notícia que li recentemente (e que também podem ler aqui), conheci o trabalho de mais um atelier "made in Portugal" que se destacou de forma positiva além fronteiras. a revista de arquitetura Casabella destaca o trabalho do coletivo For Studio como um dos melhores 40 projetos feitos por arquitetos com menos de 30 anos. o projeto com que foram distinguidos foi o do Pavilhão de Portugal na Feira Internacional do Livro de Bogotá 2013, que se inspira no horizonte. para resolver os problemas associados à acústica e iluminação do pavilhão, o grupo optou pela colocação de telas com diferentes alturas que orientam a visão do utilizador para horizonte e demarcam as áreas temáticas. a aplicação das telas brancas no teto melhorou também a acústica e iluminação do espaço. este pavilhão foi também o mais visitado de sempre na Feira Internacional do Livro de Bogotá.
este grupo, que inicia o seu trabalho em 2010, participou também noutros concursos de construções, tenho sido finalistas ou premiados pelos seus trabalhos. é um grupo que vale a pena ir acompanhando o trabalho (podem consultar a página deste atelier aqui) para, quem sabe, servir de inspiração um dia!




terça-feira, 14 de janeiro de 2014

linhas, linhas, linhas...

A definição de um conceito é um dos recursos para desenvolver uma ideia. Depois da seleção do mesmo, é necessário fazer uma investigação relacionada, que pode ajudar no brainstorming e, por consequência, à melhor ideia a implementar. Quando a seleção do conceito se baseia numa forma, é necessário investigar para uma maior consciência daquilo a que o mesmo conceito já deu origem. E foi através de um destes processos de investigação que descobri o trabalho de Gabriel Dawe (também disponível aqui). Este artista, formado em design gráfico, desenvolve instalações que exploram a relação entre a moda e a arquitetura. Os seus trabalho têm por base a utilização dos têxteis que são aplicados em espaços interiores, dando-lhes uma nova noção de cor, formas e perspetivas. Para além de diversas exposições a solo, Gabriel Dawe participou em várias bienais e exposições coletivas, tendo visto também o seu trabalho abordado em diversas publicações.
Ao conhecer a obra deste artista, inspirou-me principalmente o uso da cor através da aplicação de materiais cuja utilização na construção é menos convencional.



sábado, 11 de janeiro de 2014

pessoas inspiradoras (1)

também há pessoas que me inspiram, e esta foi a que me inspirou hoje. acompanho algumas conferências TED (que recomendo!), e esta tem sido bastante divulgada nas redes sociais. a oradora é Lizzie Velasquez, também conhecida como "a mulher mais feia do mundo". a imagem com que nos deparamos é de uma pessoa incrivelmente magra, e com dificuldades de visão. ela tem um síndrome raro (que só duas pessoas no mundo possuem), e que ninguém sabe ao certo do que se trata. nunca lhe deram grandes probabilidades de sucesso: os médicos não esperavam que Lizzie conseguisse alguma vez andar, falar ou fazer outras actividades por si própria. mas Lizzie conseguiu, contra todas as probabilidades, sobreviver, ingressar na universidade, escrever livros e ser oradora.
com bastante sentido de humor, Lizzie demonstra que se deve manter o optimismo e até encontra benifícios na sua doença. demonstra também que a vida é difícil, mas que é necessário saber lidar com os obstáculos que surjam. e lança a importante questão: o que nos define?
Lizzie também alerta: cada um de nós é o condutor da sua vida e nós é que definimos o nosso caminho. e incentiva: está nas nossas mãos ter o sucesso e demonstrar aos outros que aquilo que eles nos dizem pouco importa e nos deve até levar a atingir os nossos objetivos.
através da sua história, Lizzie demonstra que quem trabalha consegue atingir o sucessso e que não é definida pelo que os outros dizem, mas sim por aquilo que ela pretende ser.

Aqui fica a sua intervenção no TEDxAustinWomen, inspirem-se!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

dicas inspiradoras (1)

Para hoje, recomendo a leitura de um artigo intitulado "9 coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem de maneira diferente" (disponível aqui).
Gostei especialmente de o ler, porque me permitiu uma avaliação da minha forma de lidar com objetivos e me deu algumas dicas de como posso melhorar a postura relativamente a eles.
Espero que vos inspire também!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

sobre reabilitação: Casa das Tecedeiras

A história de uma região ou de país tem muito que se lhe diga. É imensa a cultura (em especial a portuguesa!) e reflete-se não só na gastronomia, mas também na arquitetura, urbanismo e (acima de tudo) nas pessoas.
O design de interiores tem de, além de inovar e modernizar, saber respeitar a história de um lugar. Estas considerações são sempre importantes, mas adquirem uma importância fulcral quando se trata da reabilitação de um espaço. Para além do conhecimento das demais regras e normalizações associadas à requalificação e património, o designer deve procurar saber a história do lugar.
A Casa das Tecedeiras é um destes casos. Localizada na aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, Castelo Branco, consistiu na adaptação de uma habitação da aldeia num espaço em que os visitantes podem conhecer melhor o processo da tecelagem, característico da região. Este edifício é constituído por dois pisos, em que se encontram distribuídas várias funções: loja e museu do linho (piso 0) e produção de peças de artesanato regionais (piso 1).
Desta reabilitação, destaca-se a revitalização de um antigo espaço habitacional, convertendo-o num ponto de atração para os visitantes da aldeia e da região (integrada na rota das Aldeias de Xisto). De realçar ainda o respeito pelo edifício, mantendo-se grande parte da sua estrutura original, através da modernização (ponderada!) dos novos elementos.






Se quiserem saber mais sobre este ponto turístico e sobre esta aldeia, consultem mais informações aqui.

domingo, 5 de janeiro de 2014

it's been a long time.

só para dizer que as minhas inspirações vão voltar. porque os últimos meses foram longos, intensos e cheios de dedicação à tese.
agora que está feita, há que continuar a enriquecer a cultura visual, musical e procurar novas inspirações. porque o tempo não pára.

(autor desconhecido)